quarta-feira, 28 de agosto de 2013

De Bananas a Bagaça

Ana Claudia Cichon

A.E. Bagaceira, fundado em 1998, é mais um clube da várzea paulistana com um nome curioso. Para alguns pode lembrar um time bagunçado, desordenado. Para outros – aqueles mais chegados a uma passadinha no bar –, a bebida, uma aguardente de vinho.

A inspiração inicial dos jogadores foi a primeira, mas hoje todos concordam que a segunda se encaixa melhor. “Começou com um dos fundadores, o Raphael. Antes de disputarmos a Copa Lapa de Futebol, nossa primeira competição de verdade, alguém falou ‘vamos botar logo um nome nessa bagaça’. Então o Raphael respondeu: ‘Bagaceira’. E acabou ficando. Mas na hora ninguém ligou ao fato de que Bagaceira é uma cachaça. Queríamos dizer que o time era uma bagunça, uma bagaça”, explica Luiz Gustavo Gatti Lima, presidente do clube.

Elenco de 2008,  divulgando o slogan da equipe
Foto: Arquivo Bagaceiras
Hoje, no entanto, todos concordam que o nome combina muito bem. “99% do time bebe, e bem! Uma das tradições do time é sempre ir para um bar beber e celebrar a amizade depois dos jogos. Tanto que dizemos que futebol jogamos um pouco, mas beber, bebemos bem”, conta Luiz. E esse gosto gerou até o slogan do time. “Pode ser pura ou com limão, o Bagaceira é a minha paixão”.  


A sigla do time, A.E. Bagaceira FSC, sempre foi a mesma, mas já teve significados diferentes. De 2002 a 2006 era Alcoólicos Esportistas Bagaceira Futebol, Sexo e Cerveja. “Depois mudamos, porque começamos a jogar mais campeonatos, além de formar times de futsal feminino, e não pegaria bem”, relata Luiz. Hoje o nome oficial é Associação Esportiva Bagaceira Futebol de Salão e Campo.

Mas o time foi fundado em 1998, e Bagaceiras só surgiu em 2002. O nome antes disso?

Bananas de Pijamas F.C. “Éramos muito novos (média de 12 a 15 anos), quando começamos a jogar no campo do Clube Pelezão, na Lapa, e atuávamos com uma camisa que trazia as cores azul e branco, em listras verticais, igual aqueles personagens de TV. Mas quando começamos a competir já éramos muito novos, tanto como time quanto como jogadores, e aí rebatizamos de Bagaceira”, relembra Luiz.


Se você tem ou conhece algum time da várzea com um nome engraçado ou interessante faça como o Luiz. Conta para a gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário