quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Nomes excêntricos, engraçados, divertidos e inovadores. Na várzea tem um pouco de tudo

Ana Claudia Cichon

Real Madri, Ajax, Benfica.
Vasco da Gama, Flamengo, Botafogo.

Campeonato europeu? Campeonato carioca? Nada disso. Estes são os clubes que disputam os torneios de várzea de SP, como a Copa Kaiser e os Jogos da Cidade, por exemplo. E a lista não para por aí. Ao abrir a página dos times participantes você encontra mais nomes "famosos", como Boca Junior (assim mesmo, sem o 's', bem com o Madri lá de cima não tem o 'd'), nomes de outros times profissionais, como Corinthians, Portuguesa, Ponte Preta, Guarani e até Paraná Clube.

Boca Junior de Pirituba, um dos famosos da várzea
Foto: UOL

Enquanto alguns copiam - ou se inspiram - nos clubes profissionais para nomearem seus times da várzea, existem aqueles que gostam de inovar. O que dizer do 100 Maldade e do 100 Juízo? São nomes divertidos, que surgem de brincadeiras entre os jogadores, torcedores ou dirigentes, e acabam pegando. E depois que cai na boca do povo não dá mais para trocar. Foi batizado.

Como a Turma do Baffô, vice campeão da Copa Kaiser em 2011 e 2012. O nome, segundo Ailson Souza, técnico e preparador físico do time, surgiu de uma brincadeira entre os jovens que resolveram fundar o clube. "Baffô vem de tirar uma onda, tirar um barato, e isso acabou ficando".

Tem também aqueles menos criativos, que acabam homenageando o bairro onde o clube foi criado: Jardim, Parques, Vilas...

A lista é imensa, e cada um tem uma história diferente, como a da gíria inventada que acabou nomeando a Turma do Baffô e a vontade de amedrontar os adversários já no nome, como no caso do Galácticos.

Se você conhecer algum clube com nome inusitado ou souber de alguma história interessante de como foi dado o nome de algum time, deixa um comentário.

2 comentários:

  1. Joguei num time que se chamava dinamite de são Mateus SP década de 70

    ResponderExcluir
  2. Joguei num time que se chamava dinamite de são Mateus SP década de 70

    ResponderExcluir