domingo, 18 de agosto de 2013

Em Curitiba tem várzea sim, senhor

Ana Claudia Cichon

E um dos melhores campeonatos do país, inclusive. Palavras de Cuca, técnico campeão da Taça Libertadores da América pelo Atlético-MG em 2013. E ele tem propriedade: seu início no futebol foi em terras paranaenses, jogando e treinando clubes amadores. E a ligação ainda é forte. Durante uma coletiva após a partida contra o Newell's Old Boys, pela semifinal da Libertadores, Cuca comparou Guilherme, autor do gol decisivo, com Adriano Gabiru, que foi fundamental para o Internacional na conquista do Mundial de 2006, e destacou que o jogador hoje atua no Combate Barreirinha, time amador de Curitiba. 

O campeonato organizado pela Federação Paranaense de Futebol, popularmente conhecido como Suburbana, é um grande refúgio para estes ex-jogadores. No ano passado Alex Mineiro, campeão brasileiro pelo Atlético-PR em 2001, foi o grande destaque da competição atuando pelo Bairro Alto, que chegou ao vice campeonato. Junto com ele ainda estavam outros dois ex-jogadores do Furacão, os zagueiros Nem e Rogério Correa. 

Mas a lista não para por aí. Entre os doze clubes que disputam a série A do campeonato amador são muitos os jogadores que já rodaram pelo futebol profissional e recorrem à várzea para continuarem batendo uma bolinha nos fins de semana. 

Para você conferir e conhecer um pouco melhor o futebol amador de Curitiba o Chuteiras no Terrão traz o trailer do documentário "Amadores", de Eduardo Baggio, e também o radiodocumentário "Raça e coração nos campos de várzea: a visão dos personagens do futebol amador de Curitiba", de Ana Claudia Cichon e Helen Anacleto. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário