segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Os diversos tipos de pagamentos de salário na várzea

Luiz Felipe Chaguri

O pagamento na várzea normalmente é feito pelos cartolas. Muitos deles entregam envelopes com dinheiro após o final das partidas para os jogadores. Cada jogador normalmente acerta um valor por jogo ou por mês, dependendo da situação.
Rodrigo recebe o IPVA pago pelo Ajax FC

Para transferência de um clube para outro, o jogador pode receber luvas, com valores variados. Porém, não existem apenas esses métodos tradicionais que sempre fizeram e fazem parte do futebol.

A várzea tem suas peculiaridades. Rodrigo Soares, jogador do Ajax FC e atual campeão da Copa Kaiser admite “todo ano eu recebo o IPVA do meu carro. Algo em torno de 1.200 reais”.

Nem sempre dinheiro na mão é suficiente para conquistar um craque da varzeano. É nesse momento que os cartolas tem que se virar com o que podem. Uóchiton,  ex- Ajax,  se transferiu para o São Carlos após fazer uma proposta para o diretor da equipe e receber uma viagem para a Bahia. O jogador gostaria de rever o seu estado natal e ainda levou a mãe e a irmã. Depois de receber esse “mimo”, não teve como não se motivar para atuar pelo São Carlos. “A partir de agora quem quiser tem que dar uma ajudinha no começo do ano” – relatou o jogador.

Maurício é frentista e jogador do Santa Cruz na várzea
Como a maioria dos jogadores de futebol de várzea não se sustentam apenas pelo esporte, uma outra saída para os cartolas é oferecerem empregos ou bicos aos jogadores. Maurício, goleiro revelado na base do Corinthians, é um dos destaques da posição na várzea. Para não trocar de time, o jogador recebeu um emprego de frentista em um posto de gasolina. O goleiro recebeu propostas de outros times, mas depois de receber o emprego, continuou jogando pelo Santa Cruz.


Danilo foi convencido a ficar no Ajax
Uma maneira até mais econômica é a sentimental. Os cartolas do Ajax incluem as esposas e familiares dos jogadores nas comemorações e churrascos do time. Eles conversaram com a mulher de Danilo e a convenceram de que era bom para ele permanecer na equipe. Consequentemente, a mulher também convenceu o jogador a ficar no clube após o título de 2012 da Copa Kaiser. Segundo ele “não é que a mulher manda em casa, mas manda no coração”.

2 comentários:

  1. Título fraco. Devia chamar para o que os cartolas oferecem. Tipo: Jogador ganha IPVA para trocar de clube na várzea. Ou algo do gênero. O texto chama o jogador de Rodrigo e a legenda de Danilo. Qual é o nome dele?

    ResponderExcluir
  2. Eu havia trocado o nome do jogador Maurício. Obrigado pelo aviso. O título também já foi modificado.

    ResponderExcluir