sábado, 24 de agosto de 2013

Filho do Lombardi se divide entre o jornalismo e o comando de times de várzea

Juliana Vaz

Aquele papo de que jornalista precisa vivenciar as situações que retrata é muito interessante. Na prática, porém, isso é bem complicado. Nem sempre a imprensa tem tempo para acompanhar de perto um fato ou uma realidade que quer mostrar. No caso de Luiz Fernando Lombardi isso foi possível. Ele é jornalista esportivo e técnico de várzea e já dirigiu um time de futebol profissional. “Eu dormia só duas horas por dia. Foi uma experiência pequena, mais maravilhosa”.

Lombardi dando entrevista como técnico do Palestra
Lombardi, filho do ex-locutor de Sílvio Santos, sempre foi apaixonado por futebol. Em 1997, montou um time de society. O Oriom foi formado por amigos, alguns ex-jogadores, em Santo André, e ganhou vários campeonatos como o Estadual Amador de Futebol Society. Com o sucesso a frente da equipe do ABC, Lombardi foi chamado para dirigir times de várzea. Passou pelo Guaraciaba e Metalúrgicos e pegou tanto gosto pelo trabalho que decidiu se aprimorar fazendo um curso de treinador na Federação Paulista de Futebol.

Como forma de estágio, usou a amizade do pai com o diretor de futebol do Palmeiras, na época Sebastião Lapola, e acompanhou o técnico Luiz Felipe Scolari em alguns treinamentos do time. O nome de Lombardi foi ganhando cada vez mais força no terrões e ele chegou a dirigir o Ajax da Vila Rica, atual campeão da Copa Kaiser, por quatro anos. Até que em 2011, depois de recusar três convites, acabou assumindo o Palestra, de São Bernardo, time profissional que atualmente está na quarta divisão do futebol paulista.
Fiquei lá durante uns cinco meses, mas não deu para conciliar a vida de jornalista com a de treinador. (Lombardi era comentarista esportivo de rádio e televisão). Eu dormia só duas horas por dia. Foi uma experiência pequena, mais maravilhosa. Só o fato de eu ter ido para o profissional como treinador por meio da várzea para mim já é uma grande satisfação”, conta Lombardi.
Lombardi comandando um treino do Palestra

Luiz Fernando Lombardi em 2013

Lombardi ingressou no jornalismo esportivo em 2001. Passou pela rádio Gazeta e atualmente é coordenador esportivo da Rádio Capital e comentarista do programa Lente Esportiva, no canal NET Cidades do ABC. Além disso, dirige o time de várzea Napoli, da Vila Industrial, que está disputando a Copa Kaiser e fez a melhor campanha da primeira fase deste ano.


Confira alguns trechos da entrevista:

Antes de ser jornalista e treinador da várzea você pensou em ser jogador?

Joguei nas categorias de base do Santo André até os 14 anos, mas no futebol não ia dar certo, porque era só canelada

Pensou em trocar a profissão de jornalista pela de treinador?

Não podia largar uma coisa consolidada da minha vida por algo que eu estava tentando iniciar profissionalmente. Se eu tivesse talvez 18 ou 20 anos eu arriscaria tudo. Mas agora tenho família e sou muito feliz na minha profissão. Eu conciliei até onde eu pude, depois eu tive que optar por ficar no futebol só como lazer, como técnico de várzea

Como percebeu que não poderia conciliar as duas coisas?

Quando eu estava no Palestra tínhamos um jogo contra a Portuguesa Santista no Eurico Mursa, em Santos, às 15 horas, e eu tinha um jogo para comentar na rádio Capital (que fica em São Paulo) às 18 horas. E geralmente o treinador vai e volta com o time no ônibus, mas acabei indo com meu carro atrás. Sai cinco minutos antes de acabar o jogo e quando estava saindo do estacionamento ouvi o apito do juiz. Ai desci a Serra que nem um louco e fiz o jogo com a roupa do time na rádio. Ali percebi que não ia dar certo

Atualmente como divide o tempo para conciliar o futebol de várzea com o jornalismo?

É uma loucura. De telefone gasto quase R$2.000,00 de conta por mês, porque treino às vezes por telefone. Não consigo treiná-los toda semana, mas o pessoal da comunidade me ajuda muito a organizar as coisas


Nenhum comentário:

Postar um comentário