terça-feira, 13 de agosto de 2013

Projeto social de time de várzea atrai quase duas mil crianças

Juliana Vaz

Trabalhar com criança é poder relembrar a pureza e a simplicidade da vida. Eu aprendo muito, mas também passo meus valores para que elas possam seguir bons exemplos. Proporcionando encontros em um ambiente saudável as crianças podem desenvolver tanto a parte motora como o próprio caráter. Se elas recebem coisas boas, vão poder passar valores do bem. Além disso, por meio do esporte posso ensinar que a competição faz parte da vida, e elas aprendem a lidar com as derrotas e descobrem que não é possível vencer sempre”.

Essa frase é do Igor Savala, jogador de futebol de várzea e integrante do projeto social esportivo do time XI Garotos da Lapa F.C., atual campeão dos Jogos da Cidade.

Surgimento do Projeto Social

Igor é formado em educação física e fez estágio na prefeitura acompanhando professores que davam aula de diversas modalidades no Centro Educacional e Esportivo Edson Arantes do Nascimento. Mas, em julho de 2012, houve uma reformulação em algumas secretarias e a parceria do “Pelezão” com o Clube Escola diminuiu bastante. Além disso, as aulas de beach soccer, que tinham o apoio da Federação, com o encaminhamento de professores e fornecimento de materiais, acabaram.
Time de beach soccer dos XI Garotos - faixa etária
de 14 a 17 anos.  Ao lado o professor Igor Savala.

Foto: Juliana Vaz

Um ano antes, Igor começou a jogar futebol de várzea com os XI Garotos da Lapa F.C., que em 2013 completou 51 anos. “Quando o projeto foi interrompido pela prefeitura, sugeri que o time apoiasse as aulas de futebol de areia para crianças. A diretoria dos XI já acompanhava meu trabalho e do Wesley (outro professor de beach soccer do Pelezão). Eles tinham um desejo antigo em colaborar com uma iniciativa social e aceitaram”. Além disso, alguns filhos dos jogadores já faziam parte das atividades esportivas do clube.

“Projeto Esportivo XI Garotos da Lapa F.C.”

Atualmente, dez jogadores participam ativamente do “Projeto Esportivo XI Garotos da Lapa”, sendo que dois deles são professores e ministram aulas as terças e quintas em três períodos (vide tabela abaixo). Além da parceria com o Centro Educacional, que cede uma sala e a quadra ao time, há um acordo com a escola EMEI Leopoldina, que leva alguns alunos para fazerem aula de educação física no Pelezão.

                                     
Crianças participam de treino coletivo com a supervisão do professor Igor
Foto: Juliana Vaz


Iniciativa atrai quase duas mil crianças

Ano passado quase duas mil crianças participaram do projeto social do time de várzea da Lapa de forma gratuita. As aulas englobam desenvolvimento motor e recreação para os alunos até seis anos. “Para crianças acima de 7 anos e adolescentes nós passamos fundamentos técnicos do futebol de areia, além de atividades que promovem a organização, coletividade e táticas de jogo”, explica Igor. Os voluntários também promovem encontros esportivos com a família dos menores, participam de festivais e planos de inclusão social.

Objetivos do Projeto Esportivo

O time XI Garotos da Lapa F.C. é uma associação e conta com a parceria de algumas empresas privadas que apoiam o projeto social. “Podemos considerar que o nosso maior resultado é a conscientização de cada aluno com a prática saudável do esporte e o quanto nosso ambiente contribui positivamente para a sua formação”, afirma Igor. Além disso, essa iniciativa pretende formar times para competirem em alto nível no beach soccer e indicar atletas para compor grandes equipes do Brasil.

Depoimentos de alunos

O que significa fazer parte do Projeto Esportivo XI Garotos?

Crianças e adultos que participam do projeto
de beach soccer dos XI Garoto
s
Gustavo Ritiro: “Pra mim é um prazer poder fazer parte dos XI Garotos. Significa ter responsabilidade, lealdade, respeito, dignidade e vontade de dar ao máximo nos treinos"

Welson José: “É ter respeito, compromisso, amizade, união, oportunidade, força de vontade, disposição, dedicação e determinação. Fazer parte da família XI Garotos é um grande orgulho"

Luis Felipe: “Fazer parte desse grupo vitorioso e dessa família vencedora significa tudo. Queria muito poder fazer mais e mais por todos que trabalham dento do projeto e espero junto com meus companheiros dar orgulho ao time, pois os professores merecem, por toda dedicação feita e todo esforço de fazer um projeto bem elaborado"

Carlos F. Pimenta: “Acredito que o projeto transmite alegria, responsabilidade e respeito. Parabéns a todos envolvidos”

Colaboração com ressocialização de jovens

Além de ajudar na formação esportiva e social de crianças e adolescentes, o Projeto dos XI Garotos da Lapa F.C. já recebeu jovens encaminhados pela AGES* (Associação Civil Gaudium et Spes) para cumprirem medidas socioeducativas após por terem cometido algum crime ou infração.

Como participar das aulas de Futebol de Areia

As aulas de beach soccer do projeto social do time de várzea acontecem no Centro Educacional e Esportivo Edson Arantes do Nascimento, o Pelezão.
Endereço: Rua Belmonte, 957 - Bela Aliança (zona oeste de São Paulo)
Telefone: (11) 3834 0032

Confira os dias e horários abaixo:

Observação: os horários podem sofrer alterações no 2° semestre de 2013.
Caso tenha interesse entre em contato com o Igor Savala no e-mail igorsavala@hotmail.com 



Time "XI Garotos da Lapa F.C." que desenvolve projeto social com crianças





** A AGES é uma Entidade da Pastoral do Menor da Região Episcopal Lapa da Arquidiocese de São Paulo. Fundada em 12 de maio de 1982, a Associação Civil Gaudium et Spes ,tem como preocupação responder à situação de abandono, violência, risco social e pessoal de meninos e meninas da região oeste. 

Um comentário:

  1. Este é um projeto muito bonito, feito pelos XI Garotos da Lapa, que fazem por amor, e muitas vezes colocando dinheiro dos próprios bolsos, para ajudar a tirar as crianças da rua, dando a elas um lugar onde podem aprender e ter a socialização que todo ser humano precisa. Parabéns Marcelo Melo e equipe....

    Pra. Estela Lopes

    ResponderExcluir