sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Começa amanhã o CUEBLA. O campeonato de futebol amador da molecada paulista

Luiz Felipe Chaguri

Amanhã, 07 de setembro, começa um dos campeonatos mais tradicionais do futebol amador paulista, o Cuebla. É a 12ª edição do Campeonato Cuebla. A competição é especializada em categorias de base para a molecada de várias cidades do estado de São Paulo.



Um dos organizadores, Tarciano José de Lima, falou com exclusividade para o Chuteiras no Terrão e explicou todo o funcionamento do torneio. “Ao todo são 8 categorias, divididas em 16 campos, que abrigam muitas equipes da capital e do interior.”
Tarciano (com a bola) é árbitro da FPF
Foto: Arquivo pessoal

A diversidade do campeonato é algo que chama muito a atenção segundo Tarciano. “Existem clubes com equipes em várias categorias. O Pequeninos do Jockey por exemplo tem equipes desde nascidos em 1997 até 2003. Eles participam de 7 das 8 categorias.”
Também fazem parte do campeonato diversas equipes como: Flamengo de Ilha Bela, Palmeiras do Butantã,  São Bento de Sorocaba, EC Osasco, Paulistano de São Roque, Portuguesa da Granja Viana, entre outros.

Tarciano, além de organizador, é árbitro da Federação Paulista de Futebol. Ele é árbitro das categorias de base, principalmente de sub11 e sub 13 nos campeonatos da FPF. Segundo ele, um árbitro do CUEBLA  do sub-9 ganha 25 reais por jogo. Do sub-17 ganha de 50 a 60 reais. “Quanto mais alta a categoria, mais o árbitro recebe”.

O mais interessante é que a competição ficou caracterizada por abrigar meninos de todas as idades e classes sociais. José Astolphi, presidente da Associação C.U.E.B.L.A (Cidade Unida pelo Esporte de Base e Ligas Amadoras) nos contou algumas situações dos clubes. “Tem uma meninada que não tem o que comer em casa e participa dos nossos campeonatos graças a projetos sociais. O ETC Liderança de Pirituba por exemplo, a mulecada vai lá por causa do lanche” – lamenta Astolphi. Em contrapartida, o “Pequeninos do Jockey por exemplo já tem que pagar mensalidade e outras coisas, por ser de uma classe social mais elevada”.


Troféus da 7ª Copa Ouro
Foto: Luiz Felipe Chaguri

Segundo ele são 80 entidades cadastradas que normalmente participam das competições da CUEBLA. Este ano foram disputadas  a 7ª Copa Ouro e está para ser iniciada além do Campeonato Cuebla, a 8ª Copa Paulista. Alguns clubes fiéis à liga participam com vários times nas variadas categorias. Uma entidade muito organizada, em que cada atleta tem sua carteirinha para registro antes de entrar em campo.
Cada atleta tem sua própria carteirinha para jogar
Foto: Luiz Felipe Chaguri

A história mais interessante é a do Flamengo de Ilha Bela, que normalmente quando joga fora de casa tem que pegar balsa para jogar em outras cidades. Histórias como essa só acontecem no futebol amador.



Nenhum comentário:

Postar um comentário