domingo, 29 de setembro de 2013

"No meio do campo tinha uma árvore": vídeo resgata fato curioso da várzea

Juliana Vaz

A Brahma resgatou uma das histórias mais curiosas da várzea paulistana: um campo de futebol criado em torno de uma árvore. Na década de 1990, alguns moradores do bairro do Brás resolveram transformar um terrão em um local para baterem uma bola, mas não foram autorizados pela prefeitura a retirarem o tronco que estava no meio do espaço.

O fotógrafo Alexandre Battibugli, da  Revista Placar, soube do fato, acompanhou uma partida e retratou o caso inusitado. Na época, a imagem correu o mundo e agora volta a cena com o filme "No meio do campo tinha uma árvore", que faz parte da campanha da cervejaria: “Alegria no Pé, Floresta de Pé”.

"Muita gente acha que é montagem, mas esta imagem é real. Ela foi feita em 96",
diz narrador no filme. Crédito: Alexandre Battibugli

O campo de várzea do Brás com a árvore no meio durou menos de um ano. Em 1997, a prefeitura construiu uma creche no local, mas o tronco permanece intacto.

Abaixo o vídeo "No meio do campo tinha uma árvore":


“Alegria no Pé, Floresta de Pé”

Em parceria com o Instituto IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas), a Brahma criou um projeto socioambiental chamado “Alegria no Pé, Floresta de Pé”. Desde a última fase do campeonato Brasileiro de 2012, a cada gol marcado, 100 árvores são conservadas. A iniciativa também se estendeu para a Copa das Confederações e seguirá até o Mundial de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário